Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia

LIVROS
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
Mombaça: Terra de Maria Pereira
APOIO CULTURAL
LS Combustíveis
Centro Comercial Pedro Tomé
Premium Hotel
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ARTIGOS

WALDEREZ DINIZ VIEIRA

 


Walderez Diniz Vieira (1932-2021).

Publicado em 09/12/2021.

Falar de Walderez Diniz Vieira, mombacense de Baixio, um pequeno município localizado no Centro-Sul cearense, filho de Gerson Cavalcante Vieira e de Maria Diniz Vieira, é nominar um homem que pautou a sua vida pública e particular com probidade e com decência, o que lhe garantiu o respeito e a admiração dos muitos amigos que angariou ao longo da sua carreira política em Mombaça, onde viveu, terra de seus ancestrais paternos.

O coronel Rodrigo Francisco Vieira e Silva, seu bisavô paterno, participou das pelejas políticas, na liderança do Partido Liberal, no século 19, nos anos iniciais da fundação e da emancipação político-administrativa da vila de Maria Pereira, atual Mombaça.

Outro ancestral, Augusto Francisco Vieira, Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional de Maria Pereira, seu tio-avô paterno, foi vereador-presidente da Câmara Municipal e prefeito municipal, entre os anos de 1885 e 1915, exercendo a sua liderança política durante 30 anos, além de ter sido um dos maiores proprietários rurais do Estado do Ceará.

Walderez Diniz Vieira dividiu as suas atividades de agropecuarista com a de político: foi vereador da Câmara Municipal de Mombaça por dois mandatos consecutivos, nas legislaturas 1959-1963 e 1963-1967; prefeito municipal de Mombaça, de 1977 a 1983 e vice-prefeito municipal de Mombaça, de 1993 a 1996.

Exerceu uma gestão austera na condução da administração dos recursos públicos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas naquela época com a escassez dos repasses de verbas tanto estaduais, quanto federais, pois fora eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição aos governos estadual e federal, além de não contar com a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Mombaça, causando entraves na sua gestão. Apesar das adversidades, deixou um grande legado político pautado pela moralidade administrativa e por seu espírito conciliador. Exerceu uma gestão austera na condução da administração dos recursos públicos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas naquela época com a escassez dos repasses de verbas tanto estaduais, quanto federais, pois fora eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição aos governos estadual e federal, além de não contar com a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Mombaça, causando entraves na sua gestão. Apesar das adversidades, deixou um grande legado político pautado pela moralidade administrativa e por seu espírito conciliador.

Foi casado com a Sr.ª Maria Alda Brasil Vieira, de saudosa memória, com quem teve 11 filhos, dos quais 8 estão vivos, além de 16 netos, 2 bisnetos e uma legião de amigos.




© Copyright 2005-2022 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 99954-0008