Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia

LIVROS
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
Mombaça: Terra de Maria Pereira
APOIO CULTURAL
LS Combustíveis
Centro Comercial Pedro Tomé
Premium Hotel
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ARTIGOS

DISCURSO DA MEDALHA DO MÉRITO MUNICIPAL MARIA PEREIRA DA SILVA - 2ª EDIÇÃO

 


Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva, criada pelo Decreto Legislativo nº 223, de 22/12/2013, em 25 de novembro de 2021.

Fernando Antonio Lima Cruz

Publicado em 25/11/2021.

Exmo. Sr. Orlando Benevides Cavalcante Filho, prefeito municipal de Mombaça; Exmo. Sr. Constantino Pereira Mendes Júnior, presidente da Câmara Municipal de Mombaça; demais vereadores, senhores e senhoras.

Na tarde desta quinta-feira, dia 25 de novembro, no Auditório José Joaquim de Sá e Benevides, a Câmara Municipal de Mombaça, sob a presidência do vereador Constantino Pereira Mendes Júnior, o Júnior Padeiro, realiza a solenidade de entrega da "Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva", criada pelo Decreto Legislativo nº 223, de 22 de fevereiro de 2013, cuja propositura é de autoria do então vereador Fernando Antonio Alves de Alencar, o Borel Alencar, que me confiou a missão da redação do texto com os critérios para homenagear cidadãos e cidadãs, mombacenses ou não, por seus feitos em prol do município de Mombaça.

Foram agraciados, em sua segunda edição, com a "Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva": Diana Maria Gomes Barreto (Diana Barreto), ex-vice-prefeita municipal de Mombaça; Fernando Antonio Alves de Alencar (Borel Alencar), ex-vereador; Francisco Damião Alencar (Dami Alencar), contabilista; José Wilame Barreto Alencar (Wilame Alencar), ex-vereador e ex-prefeito municipal de Mombaça e Pedro Ribeiro Cavalcante (Pedro Tomé), comerciante.

Por ser a principal comenda do município de Mombaça, devido a sua relevância, a "Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva" deverá ser “conferida a pessoas vivas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços ao Município ou nele tenham se destacado pela atuação exemplar na vida em particular”.

Portanto, os senhores e a senhora agraciados pela indicação dos parlamentares desta casa legislativa, sintam-se honrados pelo merecimento da outorga desta comenda, pois, cada um, independentemente da sua área de atuação, tem contribuído para o desenvolvimento da nossa terra, Mombaça, que no próximo dia 27 estará completando 170 anos de fundação.

Aproveito a oportunidade para solicitar ao vereador-presidente Júnior Padeiro e aos demais vereadores que ajudem na divulgação correta das duas datas comemorativas alusivas à fundação e à emancipação político-administrativa do município de Mombaça que, mesmo após a aprovação da Lei Municipal n° 735/2013, de 3 de dezembro de 2013, ainda causam dúvidas no meio escolar e na população em geral.

A referida lei, cuja redação tive a honra de escrever, além de oficializar o dia 27 de novembro como feriado municipal, instituiu o dia 27 de novembro como o "Dia da Criação" e o dia 15 de janeiro como o "Dia da Instalação" em comemoração, respectivamente, à fundação e à emancipação político-administrativa do município de Mombaça.

Muito obrigado!

(Discurso proferido na solenidade de entrega da "Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva", no Plenário José Joaquim de Sá e Benevides, da Câmara Municipal de Mombaça, em 25/11/2021). 





© Copyright 2005-2022 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 99954-0008